quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Logo ali: CADEG

Oi, meninas!

Engraçado e um tanto óbvio o quanto não conhecemos o lugar onde moramos.

Eu, por exemplo, sempre que viajo busco dicas de lugares mais insiders, bem "onde só os moradores vão, não tem muito turista". Mas aqui mesmo no Rio, cidade linda e que todo mundo (ou praticamente todo o mundo) sonha conhecer, eu moro, mas não conheço muito bem.

E aqui no Rio tem de tudo: desde os que nunca foram ao Pão de Açúcar (afinal, "ele estará sempre ali, então posso ir no próximo feriado"), aos que não fazem ideia de onde fica o Circo Voador (não julgo rs). Assim, e numa tentativa de seduzir nossos visitantes/moradores a usufruir ainda mais desta bela cidade, eis uma dica imperdível pro fim de semana.

Lá não tem luxo, glamour ou conforto, mas tem o melhor bolinho de bacalhau do Rio - pelo menos nunca encontrei um tão bom - e é onde podemos encontrar os produtos mais diferentes para aquele jantarzinho entre amigos.


Localizado em Benfica, o Cadeg - Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara, é um mercado municipal fundado há mais de cinquenta anos (dá pra ver!) que abastece o Rio de Janeiro de flores, temperos, vinhos e outras delícias. Andar por ali é se deparar com chefs, decoradores, floristas e gente que só quer comer uma boa costela na brasa e apreciar um bom vinho.

Dividido em duas grandes partes e suado para conseguir uma vaga, esse espaço deve ser apreciado logo pela manhã. Primeiro, e para aproveitar melhor as opções, sugiro começar pelo Mercadão das Flores, que tem a maior variedade de flores que já vi pelos preços preços mais baixos. Já comprei três dúzias de Copos de Leite por R$ 5,00 reais e Orquídeas por R$19,00, ou seja, um paraíso para quem curte flores frescas em casa.


Já a segunda parte, reservada para as lojas, empórios e restaurantes, exige tempo e disposição. Tempo porque o mercado é grande e o número de lojas é considerável. E se você, assim como eu, gosta de entrar em cada lojinha, degustar cada tacinha de vinho que te oferecem, sentir o cheiro de cada tempero e provar cada morango, então não vá com hora para voltar. E paciência porque a fila do bolinho de bacalhau é grande e pode passar de uma hora (não se engane, o autêntico bolinho deve se comido no Cantinho das Concertinas). Mas você nem vê o tempo passar, porque doces senhoras portuguesas abraçadas em xales floridos dançam saudosas as músicas de sua terra, então tudo é alegria, até esperar.


Depois de tanto andar e se ainda sobrar um espacinho, pare em um dos quiosques de doces portugueses que se espalham pelo corredor central. É alegria em forma de Pastel de Belém. Imperdível!

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vinda ao FYI!
Nós queremos saber a sua opinião!
Beijos!