quarta-feira, 31 de julho de 2013

Carreira: 5 Coisas que eu aprendi quando era estagiária


Oi, girls! Nesse post tem algumas lições que aprendi na época em que eu era escraviária estagiária e que acredito que merecem ser compartilhadas!

1. A culpa é sempre do estagiário:
Na maioria das vezes a culpa é mesmo do estagiário, afinal o estagiário está aprendendo e quem está aprendendo volta e meia comete erros, principalmente no Direito, onde a experiência faz toda diferença. Mas, quando a culpa não for do estagiário, até porque todo trabalho de estagiário deveria ser supervisionado por alguém mais experiente, a culpa vai ser dele mesmo assim. Poucos seres humanos já alcançaram o elevado estágio espiritual de assumir a própria culpa, então esteja preparado pra levar a culpa mesmo quando você não for o culpado e não se importar muito com isso.

2. A faculdade é mais importante:
Às vezes quando entramos em um estágio nos empolgamos com todo o aprendizado que estamos tendo lá, nos matamos de trabalhar e deixamos a faculdade de lado. Isso, no entanto, é um grande erro e eu, pessoalmente, aprendi da pior forma. Se você deixa a faculdade de lado, acaba perdendo disciplinas, seja porque não consegue aprender as matérias ou simplesmente por faltas. Eu cheguei a perder pelas duas razões e posso garantir, não vale a pena. Se você não terminar a faculdade vai ser estagiário pra sempre  (e continuar se matando de trabalhar pra ganhar bolsa de estagiário), então, por melhor que seja o seu estágio, a faculdade é mais importante. Não vou negar que eu conheci uma pessoa gênia, que devia ser mega disciplinada, e conseguiu ser turista e se formar com louvores, inclusive com notão na OAB, mas isso é um caso raro. Se o seu chefe não consegue perceber que estagiário é um estudante, pule fora, porque você não está em um bom estágio.

3. O chefe chamar a sua atenção faz parte e pode ser positivo:
O estagiário é um aprendiz e, como todo mundo que está aprendendo, comete erros. O bom chefe vai te chamar atenção acerca dos seus erros com o intuito de fazer você crescer, de aprimorar o seu trabalho. Se você tiver um bom chefe, seja humilde para reconhecer os seus erros e absorva todo o aprendizado que puder dele. Tudo que aprendemos na faculdade é muito importante, mas muitos professores se dedicam exclusivamente à vida acadêmica e a prática do mercado costuma a ser muito diferente da teoria, dessa forma, a experiência de um bom profissional faz toda a diferença pro seu aprendizado e crescimento. Um bom chefe é também um excelente professor. O que não é admissível são aqueles chefes amargurados que chamam a atenção dos seus subordinados grosseiramente, querendo diminuí-los. Não aceite ter um chefe assim. As pessoas que gostam de diminuir os outros costumam a fazê-lo por medo de que o outro se torne tão bom ou melhor que elas. Temos que fugir de gente assim!

4. Nós somos capazes de correr de salto:
 Uma vez um advogado (que pra piorar não era meu chefe direto) soltou um prazo faltando 10 minutos pro Fórum fechar. Pra conseguir protocola-lo eu corri, corri muito, e de salto, mas no fim deu tudo certo e eu sobrevivi sem quebrar o salto. Mas a verdade é que nós somos capazes de correr de salto e de fazer mil outras coisas inimagináveis. Quando receber uma missão, nunca dê por impossível antes de tentar. Tive uma chefe que sempre me dizia "o não você já tem, só resta tentar o sim". E na cara de pau, na simpatia, na correria e na persistência, conseguimos muitas coisas. Os trabalhos mais cabulosos sempre sobram pro estagiário e nunca diga nunca. Não tem aquele ditado "não sabia que era impossível, foi lá e fez"? É o ditado perfeito para os estagiários. E se eu pudesse dar um conselho sobre repartições públicas seria: eles sempre vão dizer "não" de primeira, a resposta que você tem que dar é: "só posso sair daqui com isso na mão, nem que eu tenha que esperar o dia todo". Boa sorte!

5. Devemos confiar na nossa intuição:
O que é a intuição? Não é algo mirabolante e nato, a intuição nada mais é do que o que você aprendeu com as suas experiências se refletindo em pulga atrás da orelha. E saiba, tudo evolui a partir de pulgas atrás da orelha. Muitas vezes o estagiário tem a intuição de que algo não está certo, ou de que daria mais certo se fosse feito de outra forma, mas tem medo de externá-la por não querer contrariar uma pessoa mais experiente. Não tenha esse medo! Diga o que pensa com educação e respeito, se você estiver certo vai super fazer o seu filme e se você estiver errado, ok, você é estagiário. Quando você não fala e depois descobre que a sua intuição estava certa, vai acabar frustrado e tendo que guardar a sua boa ideia pra você. Afinal, tudo tem seu timing e deixar pra falar que "já tinha pensado nisso" depois que a coisa saiu errada, vai fazer com que você, ao invés de receber um elogio, ouça um "mas por que você não disse antes?".

Se identificaram? rs. Se tiver alguma lição que vocês também tenham aprendido nessa dura vida de estagiário, compartilhem com a gente!

Beijos!

6 comentários:

  1. Eh a mais pura realidade! Se alguém tivesse me dito isso antes, minha vida, provavelmente, estaria bem diferente agora! Principalmente na parte de não deixar a faculdade de lado! Faz toda diferença.
    Arrasou, Manu! Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Isa! rsrs Todos cometemos esse erro. Precisamos alertar a juventude!! rsrs Saudades!!

      Excluir
  2. To na facul até hoje por não ter lido um post assim antes!! ehhehehe

    Bjs Maneca

    ResponderExcluir
  3. Deu tempo me alertarem hehe obrigada <3 só uma dúvida: estagiar no início do curso é bom mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende dos seus horários na faculdade, Bine. Mas acho que, assim que a faculdade permitir, vale a pena começar a estagiar sim. O estágio traz muito aprendizado e experiência. Além disso, você tem oportunidade de conhecer melhor as diferentes áreas do Direito pra decidir com qual você se identifica mais. Beijos!

      Excluir

Bem-vinda ao FYI!
Nós queremos saber a sua opinião!
Beijos!