terça-feira, 13 de agosto de 2013

Carreira: Disciplina é Liberdade

Olá girls,

A minha mãe sempre foi fã desse trecho da música "Há Tempos" do Legião Urbana e escreveu algumas vezes pra mim que:

"Disciplina é liberdade
Compaixão é fortaleza
Ter bondade é ter coragem"

Mas eu demorei pra entender. Principalmente porque quando se é um adolescente rebelde (como eu fui), a palavra disciplina não é uma das suas favoritas. Foi o tempo, o tempo que trouxe a falta de tempo, que me fez entender que realmente disciplina é liberdade.

Até um certo momento das nossas vidas, nossas responsabilidades se limitam a conciliar passar de ano com ter uma vida social. Nessa época é tudo tão fácil que podemos nos dar ao luxo de passar o fim de semana todo com as amigas e estudar para a prova somente na véspera. Não engordar é algo natural, não importa que você troque o almoço por um pacote de biscoito recheado (e quantas vezes eu fiz isso!). Passar no vestibular parece o maior desafio que você enfrentará em toda sua vida e seus relacionamentos amorosos são leves, afinal suas únicas exigências em relação ao seu namorado é que ele seja gatinho e fiel.

Mas o tempo passa e chega uma hora decisiva na sua vida, uma hora que você perde a irresponsabilidade da juventidade sem ainda ter alcançado a segurança e estabilidade da vida adulta. Esse momento sim é o grande desafio. Se preparar pra ter um bom currículo, se destacar no trabalho, se manter magra mesmo com vontade de descontar todo stress em chocolate, alcançar um relacionamento saudável conciliando as expectativas pro futuro com uma pessoa que não necessariamente pensa a vida exatamente como você e se tiver um filho, então, buscar atender tudo que se espera de uma boa mãe.

Cartaz do filme "Não Sei Como Ela Consegue", onde a personagem de SJP
 se desdobra em mil para conseguir exercer bem todos os papéis da mulher moderna.

Como conseguir conciliar tudo? Como ser uma boa profissional sem deixar de lado o namorado/noivo/marido e os filhos? Como estar em paz com o seu corpo mesmo sem ter tempo pra se dedicar aos exercícios como você gostaria e com vontade de devorar 10 quilos de chocolate quando está estressada? Como se dedicar à família e aos amigos e ao mesmo tempo cuidar de você mesma, da sua saúde física e mental? A resposta para todos esses questionamentos é uma: disciplina!

E ter disciplina não é fácil, é um exercício diário. É necessário se policiar, estar atenta.

Vamos ser sinceras. Quantas pessoas vocês conhecem que passam 12 horas no escritório, mas que nesse tempo, trabalham de fato 6? Ou pessoas que são super bagunceiras e perdem horas e horas arrumando a própria bagunça (me!)? E ainda, pessoas que vão dormir de madrugada vendo besteiras na internet ou na TV e passam o dia seguinte inteiro com sono?

Ser disciplinado é muito difícil, ainda mais para pessoas que não são disciplinadas por natureza (incluo-me nessa categoria). Mas hoje - que eu trabalho, faço pós-graduação, aula particular de Francês, cuido praticamente sozinha do meu filho, gosto muito de encontrar as amigas pra sair, ir ao salão e pretendo em breve voltar pra academia  - eu vejo o quanto ser disciplinada traz liberdade, a liberdade de você não ser obrigada a deixar de lado nada que te faz bem. 

Ser disciplinado é manter o foco, é realmente trabalhar no seu horário de trabalho, é dormir cedo pra acordar bem disposto pro dia seguinte e ter ânimo de frequentar uma academia, é ser organizado pra poder aproveitar seu tempo livre com as pessoas que você ama ao invés de ter que ficar arrumando as bagunças que você fez. É saber organizar o seu tempo e se entregar de fato ao que você está fazendo no momento, seja ao trabalho, ao estudo, à família, ao amor ou ao seu corpo.

Pra mim, ser disciplinada é difícil, não é algo que flua naturalmente, mas, quando o Lorenzo nasceu, eu vi que essa era a única opção pra eu conseguir aproveitar ao máximo a companhia dele, sem deixar de lado a minha vida pessoal. Ainda não alcancei o estágio máximo de disciplina, mas estou trabalhando nisso, e cada dia mais vejo o quanto vale a pena e como minha mãe sempre esteve certa, porque definitivamente "disciplina é liberdade".

Beijos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vinda ao FYI!
Nós queremos saber a sua opinião!
Beijos!