sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Hora do Almoço: Cosmopolita

Olá, girls!

Mais uma dica na Lapa essa semana, dessa vez alimentícia!

Quem trabalha no Centro sabe que um dos pratos mais tradicionais dos restaurantes da região é o Filé Oswaldo Aranha. Uma receita extremamente simples e totalmente deliciosa: um belo pedaço de filé grelhado, com uma casquinha crocante e miolo macio, coberto por alho frito, acompanhado de arroz, farofa e batatas fritas à portuguesa.

O Oswaldo Aranha foi um advogado, político e diplomata brasileiro, da época em que a capital do país ainda era o Rio de Janeiro, que gostava que seu filé fosse preparado dessa forma (e olha que procurei umas fotos dele no google e ele era magro!). Virou tradição! Na maior parte dos restaurantes do Centro da cidade você pode encontrar o famoso Filé Oswaldo Aranha.


Há um tempo atrás, meu pai, sabendo que eu sou apaixonada por um bom filé, me convidou para conhecer o restaurante onde surgiu o Filé Oswaldo Aranha - que na época (anos 30), era frequentado por políticos e diplomatas, e tinha o apelido de Senadinho - o Cosmopolita, na Lapa.

Confesso que quando olhei pelo lado de fora, fiquei assusta! Eu já devia ter passado por ali umas duzentas mil vezes e nunca tinha reparado naquele restaurante com cara de botequinho. Fica do lado da Pizzaria Guanabara da Lapa, numa portinha pequenininha.

Quando você entra no restaurante, consegue perceber que o glamour dos tempos de Senadinho já não predomina mais no local, apesar das inúmeras fotos de personalidades importantes da época. No entanto, o ambiente é agradável, com a cara da Lapa, e o atendimento é muito bom, coisa difícil de se encontrar no Rio, diga-se de passagem.

Mas bom, bom mesmo, é o filé Oswaldo Aranha. Gente, o que é aquilo?


Para os amantes de um bom filé e de um almoço com a cara do Rio boêmio, a experiência é imperdível! A carne é uma delícia e tudo é preparado com muito capricho! É aquele tipo de refeição pra se fazer uma vez por mês, porque é pura engordation, mas pra fazer com gosto!

Vale pelo valor histórico e cultural e, sem dúvida, pelo prazer gastronômico. Recomendadíssimo!

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vinda ao FYI!
Nós queremos saber a sua opinião!
Beijos!