sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Carreira: Como preparar o seu currículo

Olá, girls!


O currículo é um documento muito importante e que muita gente não sabe bem como preparar. Recebi, recentemente, alguns currículos em razão de uma vaga aberta na minha equipe e aproveitei pra ver o que cada um tinha de melhor e os erros normalmente cometidos na hora de elaborar essa apresentação pessoal, que pode fazer toda diferença nas suas chances de conseguir a vaga dos seus sonhos. Seguem algumas dicas para elaboração de um bom currículo:

1 - Dados pessoais:
Os seus dados pessoais devem estar escritos no topo do currículo, nunca em notas de rodapé. O seu nome deve ter destaque especial e as outras informações necessárias são: sua data de nascimento, seu endereço e seus dados para contato (e-mail e telefone). Já ouvi dizer que não se deve colocar número de documentos, tipo RG e CPF e eu concordo em relação a esses, mas eu, pessoalmente, coloco o número da minha OAB. Seu estado civil também é uma informação desnecessária!
Meio óbvio, mas não custa lembrar, é que seu e-mail não pode ser manuzinhagatinha@hotmail.com, ele precisa ser decente, com seu nome e sobrenome apenas e sem apelidos!

2 - Formação:
No item formação deve constar a sua graduação e eventual pós-graduação. O colégio onde você estudou, na maioria dos casos, não tem nenhuma relevância pra quem está analisando o seu currículo. A exceção é o caso de você ter estudado, por exemplo, em um colégio alemão e estar disputando vaga em uma empresa alemã. Tirando casos como esse, o lugar onde você concluiu o segundo grau é completamente irrelevante pro seu currículo, e tudo que for irrelevante deve ser cortado.

3 - Idiomas:
Inglês não é mais diferencial, é must have. Se você não fala inglês, se matricula no cursinho mais próximo amanhã, porque você poderá perder muitas boas oportunidades na vida por não falar a língua. Falar outras línguas além do Inglês é sempre um diferencial, mas o Inglês é fundamental.
Quando for escrever sobre as línguas que você tem conhecimento no seu currículo, seja sempre muito sincera, qualificando seu nível em básico, intermediário, avançado ou fluente. Eu, pessoalmente, gosto de escrever os cursos que fiz de cada língua, mas sem me estender muito, apenas dizendo aonde estudei e em que época.

4 - Experiência Profissional:
Aí está uma coisa que eu acho que varia muito de área pra área, então vou falar com ênfase em Direito, que a área que eu tenho conhecimento.
São informações relevantes sobre a sua experiência profissional: a empresa onde você trabalhou, a época em que trabalhou lá (ex. de janeiro de 2009 a maio de 2012), o cargo (estagiária, júnior, plena), e a área. Não existe nenhuma necessidade de você ficar pormenorizando as suas atividades. Por exemplo, no meu currículo eu colo assim "Estagiária na área de Contencioso Cível, atuando especialmente em conflitos relacionados a Direito Empresarial, Responsabilidade Civil e Contratos", dito isso, não é necessário dizer que você fazia acompanhamento processual, minuta de petições, pesquisa etc. As atividades que você fazia/faz ficam subentendidas no cargo e área que você trabalha e qualquer outro detalhe, você poderá esclarecer melhor na entrevista.
Se você teve mais de um cargo na mesma empresa/escritório, não precisa abrir dois tópicos diferentes no seu currículo pra falar sobre o mesmo lugar, apenas explique que você era estagiária e foi efetivada em tal época.
Seu currículo tem que ser sucinto, fácil e rápido de se ler, então ficar "enchendo linguiça" não te ajuda em nada.
Outro ponto importante é que, quando você está começando, qualquer experiência de trabalho é relevante e vale a pena ser colocada no seu currículo, mas conforme sua carreira for se solidificando, apenas os cargos realmente pertinentes devem ser incluídos. Por exemplo, no meu primeiro ano de faculdade eu trabalhei na Salinas. No currículo que eu mandava quando comecei a procurar estágios, constava que eu tinha trabalhado um ano lá, o que dava como diferencial o fato de eu ter alguma experiência no mercado de trabalho. Já quando fui partir pro meu terceiro estágio, deixei de lado as informações sobre meus tempos de vendedora e foquei nas minhas experiências na área jurídica, que eram o que realmente contava pras vagas que eu estava procurando.

5 - Cursos extras:
Aqui devem ser colocados os cursos realmente pertinentes com a área que você está buscando. Curso de fotografia, culinária, e até mesmo um curso de penal, pra quem quer trabalhar com empresarial, são informações totalmente irrelevantes.

6 - Informática:
Muita gente coloca no currículo suas noções de informática. Dependendo da área em que a pessoa trabalhe eu acho que pode até fazer um diferencial. Eu, pessoalmente, não coloco esse tópico no meu currículo. Minhas noções de informática são as básicas que qualquer advogado precisa ter, e acho que qualquer pessoa pressupõe que, se um dia você trabalhou em algum lugar, você é capaz de fazer um texto no Word, uma tabela no Excel (mesmo que seja aquela tabela básica), um trabalho no Powepoint e uma pesquisa na internet.

7 - Objetivos, perfil, interesse etc:
Sinceramente? Não sei se em alguma área esse tipo de informação tem algum valor, mas no Direito você dizer quais são seus objetivos, interesses ou perfil (dinâmico e proativo rs), não faz absolutamente nenhuma diferença. Então, pra evitar pagar um mico e falar alguma besteira totalmente clichê, é melhor nem arriscar colocar esse tipo de informação.

Resumindo, girls: o seu currículo tem que ser algo simples, curto (de preferência uma página) e direto nos pontos que são realmente relevantes. Você tem que deixar o entrevistador com vontade de saber mais sobre você, pra então, na entrevista, se aprofundar mais sobre detalhes da sua carreira e, nesse momento, falar um pouco sobre sua vida pessoal. Mas a entrevista é papo pra outro post.

E claro, sempre muito cuidado com o Português, que deve ser impecável!

Espero que vocês gostem e o post ajude vocês a elaborar um currículo melhor, que abra muitas portas.

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vinda ao FYI!
Nós queremos saber a sua opinião!
Beijos!